CURSO DE EXTENSÃO

Stakeholders e ESG

Em um mundo incerto e desigual, é preciso construir cultura corporativa baseada na Ética, na melhor Governança e no respeito aos Stakeholders.

Este programa traz os principais conceitos e ferramentas para que você atue em gestão de Stakeholders e ESG. Preparamos este curso em co-criação com renomados especialistas. O curso completo é dividido em quatro módulos:

Módulo 1

Fundamentos de ESG (28 horas)

Neste módulo são apresentados cada um dos elementos da sigla ESG. Você aprenderá os principais conceitos para a condução dos desafios e oportunidades sociais, ambientais e de governança.


Módulo 2

Gestão Estratégica de Stakeholders (20 horas)

Neste módulo você compreenderá os pilares do Capitalismo de Stakeholders e entenderá os conceitos sobre como gerar valor de forma colaborativa entre tais públicos.



Módulo 3

Stakeholders e ESG: Sell Side (24 horas)

Neste módulo, além da compreensão do panorama econômico do ESG, você compreenderá as melhores práticas para Relações com Investidores. Também terá excelentes noções dos principais relatórios e indicadores atualmente existentes.

Módulo 4

Stakeholders e ESG: Buy Side (28 horas)

Neste módulo você aprenderá a estruturação de carteiras de investimentos integrando ESG. Os indicadores e a mensuração dos riscos socioambientais são praticados.




Todos os módulos possuem aulas online totalmente ao vivo, com turmas de no máximo 30 participantes. Você poderá cursar estes módulos por meio de 4 alternativas de cursos: (i) Stakeholders e ESG (100 horas, com todos os módulos), (ii) Fundamentos de ESG (com 28 horas, apenas módulo 1), (iii) Fundamentos de ESG e Gestão Estratégica de Stakeholders (módulos 1 e 2, com 48 horas) ou, ainda, (iv) Gestão Estratégica de Stakeholders, Sell-Side e Buy-Side (72 horas com os módulos 2, 3 e 4).


Em qualquer das combinações, aborda-se desde as questões conceituais até as ferramentas práticas. São aulas dinâmicas em que as pessoas são chamadas a participar e interagir.


Além da carga horária, os alunos são convidados a sessões extra de Studying & Networking e palestras especiais com nomes de referência no mercado.


Assim, convidamos você a conhecer este programa da FIA - eleita diversas vezes como a melhor escola de negócios do Brasil - destinado a preparar pessoas para liderança com foco em um mundo melhor. Você deve ter acompanhado os movimentos globais recentes e observado a ascensão do chamado Capitalismo de Stakeholders e do tema ESG. Estamos diante de uma nova forma de geração de valor para qual todos precisam se preparar.

Objetivos do Curso

• Preparar gestores, conselheiros, analistas e investidores para que compreendam as novas necessidades das organizações através do estudo aprofundado dos fundamentos e aplicações em ESG.

• Compreender a nova lógica para criação de valor estratégico com foco em Stakeholders.

• Internalizar os imperativos para uma mudança cultural em favor da ética e da diversidade.

• Capacitar profissionais a analisar portfólios de produtos, unidades de negócios e a própria companhia em ESG, contemplando riscos socioambientais.

• Trazer os elementos fundamentais para as certificações em ESG. Embora este não seja um programa preparatório, seu escopo abrange os principais elementos requeridos.

Diferenciais

• Profundidade conceitual e prática: Saber os “porquês” e os “comos”.

• Programa abrangente: desde os aspectos humanos até as ferramentas de análise.

• Experiência e conhecimento: os(as) mais renomados(as) docentes na melhor escola de negócios do Brasil

• Metodologias ativas de aprendizagem em sessões online 100% ao vivo.

• Carga horária de 100 horas no programa integral e que podem ser cursadas de forma flexível.

• Sessões extras para estudos e networking, além de diversas palestras extras. Assim, a carga horária de fato é sensivelmente superior.

Conteúdo Programático

Você pode cursar 4 combinações possíveis, conforme a figura abaixo:


Para uma formação completa indicamos o curso “Stakeholders e ESG”. Composto por 100 horas, este curso apresenta os principais conceitos e ferramentas para sua atuação.


Se você deseja conhecer os conceitos basilares de ESG, indicamos “Fundamentos de ESG”, com 28 horas.


Caso queira aprender os pontos centrais de ESG e também aprofundar-se nas relações de uma empresa com seus Stakeholders, a opção indicada é “Fundamentos de ESG e Gestão Estratégica de Stakeholders”, com 48 horas.


E, se você já possui noções sobre o tema e deseja aprofundar seus conhecimentos em elementos mais práticos como: indicadores ESG, relação com investidores, relato integrado e análises de riscos, indicamos o nosso curso “Gestão Estratégica de Stakeholders, Sell-Side e Buy-Side” composto de 72 horas.

Recomendamos a opção completa “Stakeholders e ESG”, com 100 horas. Esta carga horária é vista, pelos inúmeros especialistas que co-criaram este programa conosco, como ideal. O tema Stakeholders e ESG é complexo e multidisciplinar.


Estamos diante de nova cultura empresarial para a qual a maioria dos profissionais não foi capacitada, por isto projetamos um curso de 100 horas completo, prático e abrangente com a melhor relação custo-benefício para nossos alunos.  

Detalhamento dos Cursos

Stakeholders e ESG

Contemplando os 4 módulos este curso traz uma visão completa para profissionalização em Stakeholders e ESG. Além dos fundamentos de ESG e estratégias de gerenciamento de Stakeholders, você também se aprofundará elementos como relações com investidores, mensuração de riscos socioeconômicos, desenvolvimento de indicadores de desempenho, relatos integrados etc. 


É o curso robusto e completo com 100 horas/aula 100% ao vivo + palestras extras e sessões de Study & Networking  


Investimento: R$ 10.890,00

Pagamento Parcelado: Boleto Bancário - 11 parcelas de R$ 990,00

Pagamento à Vista : Cartão de Credito ou Boleto Bancário

MATRICULE-SE

Stakeholders e ESG: Fundamentos de ESG

Este curso é composto pelos fundamentos de ESG apresentando cada um dos elementos da sigla, sempre com uma visão prática e conceitualmente aprofundada. Você aprenderá os principais conceitos para a condução dos desafios e oportunidades sociais, ambientais e de governança. Entre outros, discutem-se as principais tendências de ESG, os fundamentos da diversidade e da inclusão e os mais prementes temas relacionados à governança e sustentabilidade ambiental. Este curso foi pensado para quem deseja compreender, de modo sistêmico, os principais conceitos e práticas de ESG em um programa rápido e enfocado


Neste curso você estudará o módulo 1 composto por 28 horas/aula 100% ao vivo + palestras extras e sessões de Study & Networking 


Investimento: R$ 3.700,00

Pagamento Parcelado: Boleto Bancário - 4 parcelas de R$ 925,00

Pagamento à Vista : Cartão de Credito ou Boleto Bancário

MATRICULE-SE

Stakeholders e ESG: Fundamentos e Gestão Estratégica

Este curso traz os fundamentos de ESG e, também, os conceitos e técnicas para gestão estratégica de Stakeholders. Além da fundamentação nos principais elementos da sigla ESG. Ao adquirir este curso você compreenderá os pilares do Capitalismo de Stakeholders e entenderá os conceitos sobre como gerar valor, de forma colaborativa, para tais públicos. A gestão orientada a Stakeholders é, ao final, o principal alicerce do ESG. 


Neste curso você estudará o módulo 1 e o módulo 2 com 48 horas/aula 100% ao vivo + palestras extras e sessões de Study & Networking 


Investimento: R$ 5.640,00

Pagamento Parcelado: Boleto Bancário - 6 parcelas de R$ 940,00

Pagamento à Vista : Cartão de Credito ou Boleto Bancário

MATRICULE-SE

Stakeholders e ESG: Gestão Estratégica, Sell-Side e Buy-Side

Desenvolvido para quem já possui conhecimentos basilares em ESG e deseja aprofundamento. Este curso é composto por gestão estratégica de Stakeholders, Sell Side e Buy Side. Focado no principal alicerce do ESG: a gestão orientada a Stakeholders e no aprofundamento em questões referentes a relações com investidores, indicadores de desempenho, cálculo de riscos socioambientais, relatos integrados etc. 


Este curso é composto pelos módulos 2,3 e 4 com 72 horas/aula 100% ao vivo + palestras extras e sessões de Study & Networking 


Investimento: R$ 8.200,00

Pagamento Parcelado: Boleto Bancário - 8 parcelas de R$ 1.025,00

Pagamento à Vista : Cartão de Credito ou Boleto Bancário

MATRICULE-SE

Confira os valores especiais para colaboradores e ex-alunos FIA, empresas e associações conveniadas FIA, fundações e organizações de terceiro setor.

Política de Ação Afirmativa

Além de outras iniciativas da FIA, objetivamos com a presente ação contribuir para a redução de desigualdades no Brasil. Também objetivamos aumentar a diversidade das turmas, elemento que entendemos potencializar as trocas entre estudantes e enriquecer a aprendizagem.


Reservamos 3 vagas com bolsa integral por turma confirmada*, conforme critérios definidos como ação afirmativa do curso Stakeholders e ESG para pessoas com, preferencialmente, os seguintes critérios de elegibilidade:


1.Renda familiar mensal declarada de até 3 salários mínimos por membro familiar

2.Pessoas que declarem ser: Negros/as ( pretos/as ou pardos/as), povos originários , comunidade LGBTQ+, profissionais 50+ e PCDs


Forma de participação:

• Preencha sua candidatura através deste formulário: https://forms.gle/qdpryHvjBDGPApUW6.


• Todas as pessoas inscritas receberão notificação por e-mail.


• Informações sobre prazos de inscrições para a ação afirmativa da turma vigente e período de matriculas via e-mail: evolue@fia.com.br

Consulte a apresentação anexa a esta página para informações adicionais.


No raro caso de a quantidade de estudantes pagantes não atingir o mínimo necessário para a formação da turma, as pessoas aprovadas para bolsa serão transferidas para a turma posterior. Neste caso, tal turma seguinte não terá novas bolsas, totalizando, sempre, 3 estudantes bolsistas por turma.

Para saber mais

Estamos disponíveis para auxiliar sua decisão em educação para Stakeholders e ESG. Sabemos que o mercado de trabalho está pressionando a todos para compreender este novo modo de se fazer negócios. Muitas oportunidades de trabalho significativo surgem com a inserção mais aprofundada dos temas gestão de Stakeholders e ESG nas empresas, são novas funções ligadas à diversidade, sustentabilidade, governança, relação com investidores, analistas financeiros de ESG etc. 

BAIXE A APRESENTAÇÃO COMPLETA PARA INFORMAÇÕES DETALHADAS

Coordenação

João Mauricio Gama Boaventura

Professor Titular da FEA-USP. Administrador, Contador, Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP. Pós-Doc em Administração pela EAESP-FGV. Coordernador da REDE EVOLUE e dos cursos de Stakeholders e ESG da Fundação Instituto de Administração - FIA. Foi professor visitante na Adam Smith Business School – University of Glasgow, na Darden School of Business – University of Virginia e na Quinlan School of Business – Loyola University Chicago. Pesquisador reconhecido internacionalmente em Gestão de Stakeholders publicando em importantes periódicos como: Long Range Planning, Management Decision, Futures, Foresight, International Journal of Emerging Markets. Editor-chefe da Revista Brasileira de Gestão de Negócios. Coordenador do Grupo de Pesquisa Stakeholder & Networks no CNPq. Coordenador de Projetos financiados pela FAPESP, CAPES e CNPq. Coordenador de Projetos e Membro do Conselho de Administração da FIA – Fundação Instituto de Administração. Foi membro do Conselho de Administração da AIM – Automatic Identification Manufectures International. Experiência executiva em cargos C-Level. Experiência como consultor de empresas em Estratégia de Negócios.

Docentes e Palestrantes

Acreditamos que a Educação se faz por meio de encontros humanos efetivos e colaborativos. Veja abaixo quem estará com você nesta jornada. Alertamos, somente, que em razão de agenda ou outros desafios, é possível que algum docente seja substituído. 

Sonia Consiglio (aula inaugural)

Jornalista e radialista, atua com Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social Privado há mais de vinte anos, com passagens por BankBoston, Febraban, Itaú Unibanco e B3. Foi reconhecida em 2016 pelo Pacto Global da ONU como "SDG Pioneer", uma das dez pessoas do mundo que trabalham pelo avanço dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

É membro do Conselho Curador da FIA Business School, Vice-presidente do Conselho Consultivo do CDP e membro do Conselho Técnico do Instituto Ekos Brasil. Conselheira de Administração e membro de Comitês de Sustentabilidade, é também Colunista do Valor Investe. Membro do Conselho Consultivo da BrazilFoundation.

Foi Diretora da B3 e Presidente do Conselho Deliberativo do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial por dez anos, Presidente do Board da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e do Conselho Consultivo da GRI Brasil e membro do Stakeholder Council da GRI – Global Reporting Initiative, Amsterdam.

É autora do livro “#vivipraver – A história e as minhas histórias da sustentabilidade ao ESG” – Editora Heloísa Belluzzo.

Adriana Sanches

Administradora de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Especialista em em Finanças Corporativas pela FGV e em Economia pela Universidade de São Paulo (USP).

Atuou na área de Planejamento Financeiro e na corretora do então Banco Nacional / Unibanco antes de chegar à B3.

Na Bolsa de Valores, trilhou uma carreira de mais de 20 anos desempenhando diversas funções, com destaque para: Estruturação dos Segmentos de Listagem com Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa (Novo Mercado), Prospecção de Empresas, Relacionamento com Empresas Listadas, Relacionamento com Investidores Estrangeiros e Desenvolvimento de Produtos.

Deixou a B3 em 2017, como Superintendente de Relacionamento com Estruturadores de Ofertas, e hoje atua como professora, consultora e conselheira.

Alberto Gaidys

Sócio fundador da Wright Capital Wealth Management. Atua desde 1984 nos mercados financeiro e de capitais e no gerenciamento de recursos próprios e de terceiros, com passagens pela Fundação Duratex (grupo Itaú), Chase Manhattan Bank, Deutsche Bank, BankBoston, UBS e UBS Pactual. Foi membro do Conselho de Administração da Sinqia S.A., empresa de tecnologia negociada no Novo Mercado da BM&F Bovespa. Engenheiro de Produção e Advogado pela USP, com cursos de pós-graduação em Administração pela FGV e Finanças pela FIPECAFI/USP e de mestrado em Modelagem Matemática em Finanças pela FEA/IME/USP. Certificado como "Chartered Alternative Investments Analyst" pela CAIA Association. É autorizado pela CVM e Anbima como gestor de carteiras de títulos e valores mobiliários.

Ana Siqueira

Fundadora da Artha Educação, coordenadora do comitê de auditoria da OceanPact, vice coordenadora da comissão de pessoas do IBGC, co-redatora do Código AMEC de Stewarsdhip (2016), coautora de livros e colunista da revista Capital Aberto, inclusive em ESG.

Atuou em bancos (Icatu, BNDES, ABN AMRO e Santander) e foi sócia de gestoras de recursos (JB Investimentos, IP Capital Partners e Ventor Investimentos). Iniciou sua carreira na Shell Brasil (1987 a 1995), foi conselheira fiscal da BR Malls (2019 a 2021) e Mills (2017) e conselheira de administração de startups (2000-2002).

Especialista em investimentos, governança corporativa e energia. Graduada em Engenharia de Produção pela UFRJ (1988), com Especialização em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994). Recebeu o título de CFA em 2001.

Angela Donaggio

Palestrante internacional, professora, pesquisadora e consultora dedicada à governança, ética & compliance e diversidade desde 2004. Fundadora da Virtuous Company Consultoria e Educação Executiva, leciona nos cursos para conselheiros de administração do IBGC e da Fundação Dom Cabral, e nos cursos executivos da FGV. Doutora em Direito pela USP, Visiting Scholar em Harvard e Cornell (EUA), Mestra pela FGV-SP e Bacharela pela PUC-SP. Integrante de centros de pesquisa em Diversidade & Inclusão da FGV e FACAMP. Autora do livro “Governança Corporativa e Novo Mercado” (Saraiva, 2012) e co-autora de diversos artigos e documentos referência em governança, ESG, ética e diversidade, tais como: “Agenda Positiva de Governança” (IBGC, 2020), “Women in Business Leadership Boost ESG Performance” (IFC-Banco Mundial, 2019), “Women's Participation in Senior Management Positions“ (Prêmio IBGC 2014), "Modelo de Regimento Interno do Conselho de Administração" (IBGC, 2008), "1ª Carta Diretriz IBGC: Independência dos Conselheiros de Administração" (IBGC, 2008) e "Country Report: The Role of Institutional Investors in Promoting Corporate Governance in Brazil" (OECD, 2007).

Bruno Aranha

Formado em direito pela UERJ, com Pós Graduação em Direito Civil Constitucional pela UERJ, MBA Executivo pela COPPEAD, LLM pela Northwestern University, Especialização em Finanças pela IE Business School e Especialização em Sustainability pela Harvard Business School. Sócio do escritório Pinheiro Neto Advogado. Diferentes cargos executivos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, tais como chefe de departamento na gestão de participações societárias da BNDESPAR, assessor da Diretoria Executiva, gestor de governança corporativa, Chefe de Gabinete da Presidência, Diretor Estatutário de Crédito Produtivo e Socioambiental e Presidente interino. Membro de Conselhos de Administração.

Cícero Krupp da Luz

Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo - USP Pesquisador visitante da Sciences Po Paris - L'Institut d'Études Politiques - IEP. Mestre em Direito Público e Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

Participante do Programa da Fundação Friedrich-Ebert-Stiftung para Cooperação Estratégica entre Brasil e União Europeia;

Professor da Graduação e do Mestrado em Constitucionalismo e Democracia da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Professor de Relações Internacionais e de Ciências Econômicas na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP. Professor e pesquisador na área de Direito Internacional e Relações Internacionais, com ênfase em globalização, direitos humanos, imigrações e Uniao Europeia.

Advogado atuante área de direito administrativo e direito internacional (público e privado).

Cristiana Pereira

Possui mais de 20 anos de experiência no mercado de capitais. É Conselheira de Administração da Maestro Frotas S.A., do CESAR – Instituto de Inovação do Recife – e do Basement, plataforma de equity crowdfuding. É Conselheira Fiscal do Bradesco S.A.

Foi diretora da B3, liderando as áreas de desenvolvimento de projetos, relações internacionais, integração pós-fusão, regulação de emissores, prospecção de empresas e relacionamento e desenvolvimento de serviços voltados a companhias aberta.

Participou da criação do Novo Mercado e coordenou duas revisões de suas regras. Liderou o Projeto Ofertas Menores para desenvolver o mercado de acesso no Brasil. Conduziu o desenvolvimento do serviço de voto a distância. Possui MBA pela Harvard Business School e Mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas. É economista formada pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Participou do programa de Educação Executiva da Wharton School, do curso de Conselheiro de Administração do IBGC

Daniela Café

Bacharel em Administração de Empresas. Fundadora da Artha Educação, com 25 anos de experiência no mercado financeiro no Rio de Janeiro, New York e São Paulo.

Foi sócia responsável pela distribuição internacional dos fundos da Gávea Investimentos (2008-2017). Sócia co-fundadora da e-nicial Ventures, Fundo de Capital de Risco para investir em empresas de tecnologia na América Latina (2000-2008).

Responsável pela corretora Icatu Securities e pelo relacionamento com investidores estrangeiros do Banco Icatu (1994-1999). Foi do Conselho da Fbiz, Tokenzone, PuntoCom e como voluntária foi do Comitê de Captação do East Harlem Tutorial Program (EUA) e Ensina!, versão brasileira do Teach for America.

Daniela Fontana

Mestre e Engenharia Química (UFRGS).

Professora e Orientadora FIA, Fundação Vanzolini e MBA Esalq USP.

Pesquisadora, Palestrante, Consultora e Conteudista na área de Sustentabilidade, ESG e Economia Circular.

Integrante do Núcleo de Economia Circular.

Histórico de consultora ambiental em empresas do grupo Odebrecht, pesquisadora em Produção + Limpa (UFBA), pesquisadora em Educação Corporativa (FIA) e Experiência como voluntária em projetos do IGESC da FIA.

Plataformer da Ideia Sustentável.

LinkedIn Creator e Cofundadora do portal formativo Foocus

Debora Horn

Mestre em Gestão da Competitividade, com ênfase em Sustentabilidade, pela FGV/EAESP, é fundadora da We Sustentabilidade. Integrou a primeira turma do MPGC, tendo concluído a formação em 2018. Liderou dezenas de projetos estratégicos em ESG em organizações de diferentes portes e setores, com foco na definição de estratégia e no diálogo com stakeholders. Assim, ao longo da última década, desenvolveu processos de engajamento, materialidade, estratégia e reporte para ENGIE, Portonave, BTG Pactual, Wilson Sons, Paranapanema, Triunfo Participações e Investimentos, Vivara, Aeris, Neodent e Grupo Mantiqueira, entre outras companhias.


Membro do Advisory Board do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade (MPGC)

Edna Holanda

Economista com especialização em Economia Empresarial, e Administração Financeira pela FEA/USP e formação no curso de Conselheiro de Administração do IBGC.

Sócia-fundadora da ACE, possui mais de 20 anos de experiência no setor financeiro e de mercado de capitais.

Entre os anos de 2004 e 2017, trabalhou na B3, liderando a Superintendência de Prospecção de Empresas, traduzindo o universo da Bolsa de Valores para companhias de capital fechado.

No Projeto Oferta Menores, coordenou um Grupo de Trabalho multidisciplinar para possibilitar que empresas de todos os portes captassem recursos por meio do mercado de capitais.

Na missão de difundir o segmento de listagem Novo Mercado mundo afora, representou a então BM&FBOVESPA em eventos internacionais na América Latina, Estados Unidos e Europa.

Edson Barbero

Possui Graduação em Engenharia de Produção e Doutorado e Mestrado em Administração pela USP. Obteve diversos certificados de universidades estrangeiras. Possui publicações nacionais e internacionais, 18 capítulos de livro e é referee de revistas acadêmicas. É líder da área de Estratégia Empresarial de alguns dos mais importantes congressos acadêmicos no Brasil. Na atividade docente, é professor desde 2001 dos programas de MBA da FIA, do Mestrado em Administração da FECAP e dos MBAs da Unifesp, Hospital Albert Einstein, Fundação Dom Cabral, Esalq-Usp e da Saint Paul Escola de Negócios. Atuou também como “guest speaker” da University of La Verne (EUA). Suas áreas de especialidade são Estratégia, Empreendedorismo e Inovação. No campo das ações executivas, foi Gerente Executivo Sênior da Marco Consultants, empresa atuante em 10 países entre América e Ásia. Foi também sócio-diretor da Praxian Business and Marketing Specialists. Atuou também como colaborador na SAP e Siemens. É membro do Conselho de Curadores da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado. Recebeu mais de 40 prêmios como melhor docente de MBA.

Elise Soerger Zaro

Doutorado FEA/USP, Professora da UFGD | ESG e Relato Integrado

Coordenadora da área de Relato Integrado, Integrated Reporting and Sustainability Reporting de USP International Conference in Accounting. Área de Pesquisa: Relato Integrado: Governança Corporativa / Sustentabilidade / ESG

Tese ganhadora do Prêmio Fama ESG

Flavia Perlingeiro

Bacharel em direito pela PUC-Rio, pós-graduada em Câmbio e Operações Financeiras com o Exterior pela FGV-Rio e mestre em direito (LL.M) pela New York University.

Possui mais de 20 anos de experiência profissional na área jurídica e de mercado de capitais, com atuação no BNDES e em escritórios de advocacia, no Brasil e no exterior.

Atualmente é diretora da CVM.

Ministrou igualmente diversos cursos ao longo dos últimos anos em instituições como IBMEC, FGV-Rio e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e FIA.

Flavio Hourneaux

Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Visiting Fellow na Cranfield University. Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo desde 2013. Membro do Board do PRME (Principles for Responsible Management Education) Chapter Brazil. Coordenador Científico do ENGEMA - Encontro Internacional sobre de gestão ambiental. Editor da RAUSP Management Journal. Diversas ocasiões premiado como melhor professor FEA-USP.

Janaina Gama

Palestrante e Head de Educação Corporativa da Mais Diversidade

Professora de temas de diversidade. Formada em Letras e Direito.

Concluiu um Mestrado em Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-UFRJ) e uma Especialização em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade na Fiocruz.

Fez, ainda, cursos importantes como "Gender Pro Capacity Building" da George Washington University, Certificado en Estudios Afrolatinoamericanos da Harvard University e Expert Diversity Management da INTRAMA.

Atualmente, está finalizando um MBA em Neurociência, Comportamento e Desempenho do IPOG e participa do Grupo de Estudos em Neurociência, Gestão, Liderança e Performance do Instituto Conectomus.

Jesus Gomes - Palestrante

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Mestre em Administração de Empresas pela FECAP. Ocupou diversos cargos como conselheiro. Foi Ouvidor da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional e Coordenador do Serviço de Informações ao Cidadão. Participou do Comitê Estadual para Refugiados. Tem como propósito ajudar as organizações a tornarem-se menos baseadas em comando e controle hierarquizado, alinhando-as em torno de um propósito comum e valores compartilhados, tendo como pressupostos a justiça, a coesão das equipes e a liderança compartilhada.

Lucas Marcolino

Mestre em Administração de Empresas e Finanças Corporativas pela Fecap. Atua Daikin Brasil como gestor de planejamento estratégico e operações e como professor de finanças no Insper e Fecap.


No programa Stakeholders e ESG foi monitor acadêmico da turma 02 e atua como professora da aula extra curricular sobre Fundamentos de Economia para ESG – pré requisito para as aulas finais deste programa educacional.

Mariana Schuchovsk

Doutora em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná e North Carolina State University (EUA).

Possui experiência nacional e internacional em Sustentabilidade, P&D, Certificações e Manejo Florestal.

É fundadora da Verde Floresta, empresa de consultoria e treinamentos em Sustentabilidade para empresas de diversos portes e setores.

É professora convidada na FGV, FIA, UFPR, UFSCar, ISAE e outras instituições de ensino superior.

É presidente e cofundadora da Rede Mulher Florestal.

É membro do Advisory Board do Comitê de Sustentabilidade da Amcham Brasil.

Sua missão é descomplicar a sustentabilidade.

Samir Hamra

Mestre em Administração Pública pela Columbia University. Bacharel em Relações Internacionais pela USP. Tem apoiado empresas e empreendedores nos últimos 12 anos, com foco em empreendimentos sociais e investimento de impacto. Possui experiência em orientação e apoio a start-ups orientadas a impacto, modelos de negócios de impacto e medição e gestão de impacto.

Vanessa Pinsky

Especialista em sustentabilidade e inovação com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas nos setores financeiro e TI. Consultora em ESG com foco em estratégia (riscos e oportunidades) e indicadores de desempenho sustentável. Pesquisadora pós-doc na FEAUSP e professora na FIA. Pesquisadora visitante na School of Global Policy & Stategy na University of California San Diego. Temas de pesquisa e ensino: ESG, governança e financiamento do clima, bioeconomia, inovação e negócios sustentáveis.

Vania Borghert

Board Member do IESBA (International Ethics Standards Board for Accountants) e do SHIFT Project (Direitos Humanos ONU) além de representante do IBGC no Conselho Internacional do Relato Integrado (IIRC). Ex-executiva do BNDES, onde ocupou cargos de destaque como Superintendente de Controladoria e Contadora-Chefe. Coordenadora da Comissão Brasileira do Relato Integrado (CBARI) e coordenadora operacional do Grupo de Trabalho que desenvolveu a OCPC no. 09 (Resolução CVM no. 14). Doutoranda em Contabilidade pela FUCAPE Business School e Mestre em Administração pelo IBMEC-RJ.

Viviane Mansi

Diretora de Comunicação e Sustentabilidade Toyota América Latina & Caribe e Presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Top Voice Linkedin Profissional com mais de 20 anos de experiência em comunicação corporativa, relacionamento com governo e sustentabilidade em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, onde desenvolveu atividades como:

Comunicação: reputação corporativa, gerenciamento de risco e crises, fusões, aquisições, gestão de marca, mensuração de reputação e implementação de EVP.

Sustentabilidade: planejamento estratégico de ESG, mitigação de riscos, investimento social privado, uso de leis de incentivo, voluntariado, relatórios de indicadores sociais.

Relações Governamentais / Public Affairs.

Inscrições abertas!

TURMA ONLINE

100% AO VIVO

Inscrições no site (link abaixo)

(sessão para team building e informações com coordenação).

AULAS SEMANAIS

informações : lilianm@fia.com.br


FAÇA SUA MATRÍCULA AQUI

Fale conosco

Quero receber mais informações sobre o curso

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Conheça a FIA

3 vezes eleita a melhor escola de Negócios do Brasil pela ÉPOCA

Mais de 8 mil consultorias realizadas em mais de 1 mil empresas

+ de 42 anos de Experiência com Pesquisa no Brasil e no mundo

TOUR VIRTUAL

Copyright © FIA. Todos os direitos reservados.